O Comitê Paralímpico Brasileiro apresenta grande evolução em uma das suas principais missões – promover a universalização do acesso das pessoas com deficiência à prática esportiva em seus diversos níveis.
Neste sentido, as escolas tornam-se alvo de crescente mobilização para motivar e capacitar profissionais inseridos no contexto escolar, a fim de garantir o acesso à prática esportiva de alunos com deficiência (física, visual e intelectual), efetivando dentre outros objetivos e benefícios, a descoberta de novos talentos para o esporte paralímpico.
O CPB realiza anualmente as Paralimpíadas Escolares destinadas a atender jovens com deficiência de 12 a 17 anos, matriculados e inseridos no contexto escolar (regular ou especializado), das 27 Unidades Federativas do Brasil, que competem em 10 modalidades Paralímpicas.
Percebeu-se neste período, que profissionais envolvidos com esporte paralímpico, conseguem detectar novos talentos através de atividades diárias desenvolvidas em associações, escolas, institutos e outras organizações especializadas de seus respectivos estados, o que permite a renovação e o aprimoramento técnico de atletas com deficiência do nosso país.
Dessa forma, Seminário Internacional Paralímpico Escolar 2019 tem como proposta disponibilizar conhecimentos especializados aos profissionais de Educação Física e áreas afins que tem interesse em atuar com Esporte Paralimpico, oferecendo embasamento teórico-prático de qualidade para atendimento de alunos e jovens com deficiência de todo o Brasil.
O sucesso e a repercussão da primeira edição foram tão positivos que em 2019 realizaremos a segunda edição, desta vez com inscrições abertas a participantes de todo o Brasil.
O SEMINÁRIO INTERNACIONAL PARALÍMPICO ESCOLAR 2019 visa disseminar o conhecimento sobre os Esportes Paralímpicos, com ênfase em alunos e jovens com deficiências, subsidiando os trabalhos desenvolvidos nas modalidades oferecidas nas PARALÍMPIADAS ESCOLARES, estabelecendo as conexões necessárias entre o saber prático e o científico, vinculados à prática de atividades físicas e esportes para pessoas com deficiência.
Proporcionar aos participantes conhecimentos e experiências na área de Esportes Paralímpicos;
Fundamentar essa ação prática em bases científicas como forma de desenvolver um compromisso profissional com a qualidade, com a curiosidade e com a inovação;
Propiciar a oportunidade de divulgação de experiências exitosas e inovadoras por meio da exposição de trabalhos e estudos em forma de pôster ou apresentação oral;
Capacitar, com conhecimentos técnicos e práticas pedagógicas, os profissionais que atuem com as modalidades oferecidas nas Paralímpiadas Escolares, nas diversas escolas/clubes/associações/universidades dos Estados da Federação e Distrito Federal, para que desenvolvam trabalhos voltados à pratica esportiva das pessoas com deficiência no ambiente escolar.
Profissionais e alunos de Educação Física, Fisioterapeutas, Nutricionistas, Psicólogos, Terapeutas Ocupacionais, profissionais de áreas afins e estagiários que atuam nos diversas níveis do sistema regular de ensino e instituições que atuam na iniciação da prática paradesportiva.