Apresentação

Palavra do presidente Mizael Conrado sobre o Seminário

“Não há prosperidade sem conhecimento. O Comitê Paralímpico Brasileiro acredita nesta máxima e volta cada vez mais investimentos e esforços para iniciativas como o Seminário Internacional Paralímpico Escolar, por meio da Academia Paralímpica. Acreditamos no potencial inclusivo que a capacitação pode ter a profissionais de Educação Física e áreas afins. E é por este motivo que temos enorme satisfação e orgulho em realizar a edição 2019 deste evento.

O ideal é que a pessoa com deficiência tenha seu primeiro contato esportivo ainda na fase escolar. Por isso, é vital fornecermos a profissionais o conhecimento para lidar com as especificidades do Movimento Paralímpico. Maximizamos assim a chance de desenvolvermos o potencial do jovem não apenas no âmbito desportivo, mas também no resgate de sua autoestima e no seu crescimento como cidadão.

A realização deste seminário faz parte da nossa batalha diária. Nossa expectativa é de que você possa compartilhar, absorver e difundir todo o conhecimento que estiver ao seu alcance na bela Aracaju. Mais do que isso, esperamos que os participantes juntem-se a nós por uma sociedade mais inclusiva.”

Mizael Conrado de Oliveira
Presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro

“O Seminário Internacional Paralímpico Escolar tem como foco principal auxiliar profissionais de Educação Física, Fisioterapia e áreas afins na iniciação esportiva adaptada de crianças e adolescentes. O Comitê Paralímpico Brasileiro vê uma importância imensurável no investimento na base, na formação dos nossos atletas do futuro e, portanto, precisamos de profissionais capacitados.

Temos nas Paralimpíadas Escolares, por exemplo, o maior evento do mundo para atletas na faixa etária de 12 a 17 anos. Esta iniciativa é o carro-chefe do Comitê para jovens com deficiência, e trouxe a São Paulo quase mil participantes em sua última edição. Nosso desejo, no entanto, vai além das canchas, pistas, piscinas, campos e quadras esportivas.

Temos a ambição de que profissionais saibam trabalhar a inclusão de alunos com deficiência no ambiente escolar. Neste sentido o Seminário Internacional Paralímpico Escolar é de suma importância para caminharmos na direção correta.

O fato de o Seminário acontecer em Aracaju também é emblemático. O Nordeste é um grande celeiro do esporte Paralímpico nacional, com medalhistas como Edênia Garcia e Yohansson Nascimento, e podermos facilitar a capacitação de profissionais nesta região é, ao mesmo tempo, um tributo a um local que tantas glórias nos deu no passado e estratégico para o futuro.”

Naíse Pedrosa
Primeira Vice-Presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro

Palavras da primeira vice-presidente do Presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro

Sobre o evento

O Comitê Paralímpico Brasileiro apresenta grande evolução em uma das suas principais missões – promover a universalização do acesso das pessoas com deficiência à prática esportiva em seus diversos níveis.

Neste sentido, as escolas tornam-se alvo de crescente mobilização para motivar e capacitar profissionais inseridos no contexto escolar, a fim de garantir o acesso à prática esportiva de alunos com deficiência (física, visual e intelectual), efetivando dentre outros objetivos e benefícios, a descoberta de novos talentos para o esporte paralímpico.

O CPB realiza anualmente as Paralimpíadas Escolares destinadas a atender jovens com deficiência de 12 a 17 anos, matriculados e inseridos no contexto escolar (regular ou especializado), das 27 Unidades Federativas do Brasil, que competem em 10 modalidades Paralímpicas.

Percebeu-se neste período, que profissionais envolvidos com esporte paralímpico, conseguem detectar novos talentos através de atividades diárias desenvolvidas em associações, escolas, institutos e outras organizações especializadas de seus respectivos estados, o que permite a renovação e o aprimoramento técnico de atletas com deficiência do nosso país.

Dessa forma, Seminário Internacional Paralímpico Escolar 2019 tem como proposta disponibilizar conhecimentos especializados aos profissionais de Educação Física e áreas afins que tem interesse em atuar com Esporte Paralimpico, oferecendo embasamento teórico-prático de qualidade para atendimento de alunos e jovens com deficiência de todo o Brasil.

O sucesso e a repercussão da primeira edição foram tão positivos que em 2019 realizaremos a segunda edição, desta vez com inscrições abertas a participantes de todo o Brasil.

Objetivo geral

O SEMINÁRIO INTERNACIONAL PARALÍMPICO ESCOLAR 2019 visa disseminar o conhecimento sobre os Esportes Paralímpicos, com ênfase em alunos e jovens com deficiências, subsidiando os trabalhos desenvolvidos nas modalidades oferecidas nas PARALÍMPIADAS ESCOLARES, estabelecendo as conexões necessárias entre o saber prático e o científico, vinculados à prática de atividades físicas e esportes para pessoas com deficiência.

Objetivos específicos

Proporcionar aos participantes conhecimentos e experiências na área de Esportes Paralímpicos;

Fundamentar essa ação prática em bases científicas como forma de desenvolver um compromisso profissional com a qualidade, com a curiosidade e com a inovação;

Propiciar a oportunidade de divulgação de experiências exitosas e inovadoras por meio da exposição de trabalhos e estudos em forma de pôster ou apresentação oral;

Capacitar, com conhecimentos técnicos e práticas pedagógicas, os profissionais que atuem com as modalidades oferecidas nas Paralímpiadas Escolares, nas diversas escolas/clubes/associações/universidades dos Estados da Federação e Distrito Federal, para que desenvolvam trabalhos voltados à pratica esportiva das pessoas com deficiência no ambiente escolar.

Público-alvo

Profissionais e alunos de Educação Física, Fisioterapeutas, Nutricionistas, Psicólogos, Terapeutas Ocupacionais, profissionais de áreas afins e estagiários que atuam nos diversas níveis do sistema regular de ensino e instituições que atuam na iniciação da prática paradesportiva.